História da Vela em Pernambuco

O homem, por ser racional e inteligente, está sempre em busca de novas descobertas e procura sempre construir meios de facilitar sua sobrevivência. Foi dessa forma que surgiu a vela. Há muitos anos, o homem inventou o barco a vela como forma de sustentação. Os barcos a vela surgiram com o objetivo de trabalho, de transporte. Sendo usados desde os primórdios da humanidade sendo assim uma prática milenar. O uso da primeira embarcação movida a vela foi em tempos remotos, como 4000 a.C., como forma de sustentação.

Inicialmente os barcos eram construídos artesanalmente e utilizados para fins de transporte, ou para possibilitar a pescaria. Naturalmente, por aproximar as pessoas da natureza e proporcionar ao homem a capacidade de se manter durante horas no mar, o barco à vela passou a ser um atrativo de prazer às pessoas. Passou a utilizarem-se os barcos como forma de entretenimento (lazer). Com o passar do tempo e a evolução do espírito competitivo do homem, velejar passou a ser, também, um ato de disputar.

Foi no século XII na Holanda que a vela passou a ser uma atividade com objetivo de lazer, e posteriormente de esporte, praticada por nobres na Europa, tornando-se uma prática popular no continente com o surgimento das regatas1,2. No século XIX aconteceria a primeira regata, disputada por membros de famílias reais. O vencedor ganharia um bom prêmio em dinheiro. A partir de então, começaram a surgir regatas pela toda a Europa. 

Após a revolução industrial, houve um crescimento significativo de todos os esportes. Os valores competitivos foram se tornando cada vez mais importantes. Com isso, começaram a surgir regatas que, até hoje, são valorizadas, como por exemplo, a tradicional America´s Cup e a Regata de Volta ao Mundo.

No período entre as duas Guerras Mundiais, a vela, assim como a grande maioria das coisas, permaneceu um pouco apagada e o seu desenvolvimento maior, portanto, veio com o término da Segunda Guerra Mundial. Começaram a surgir novos barcos, que até hoje ainda são utilizados, pois foi nesse período que os barcos passaram a ser padronizados e começaram a surgir as diferentes classes. A partir de então, cada vez mais surgem novas tecnologias em busca de aprimoramentos nos barcos e nas próprias regatas. A vela se expandiu por todo o mundo e, hoje, é praticada inclusive em locais bastante impróprios (lugares muito frios, por exemplo). Assim, os esportes de vela propagaram-se a todos os continentes.

No Brasil ela foi introduzida apenas no século XX na região Sudeste, trazida por imigrantes europeus. Sua história se mescla com a dos clubes de vela, sendo o primeiro criado em 1906 no Rio de Janeiro. O nosso Iatismo cresceu timidamente até a década de 40, quando graças ao incentivo de idealistas a nossa vela começou a tomar impulso. Outros clubes surgiram inicialmente no Rio de Janeiro, para posteriormente o esporte se expandir para as demais regiões do país, estando presente hoje no Nordeste e inclusive no estado de Pernambuco. 

Embora a Vela não seja um esporte de grande difusão no Brasil, desde sua implantação no país nossas representações em campeonatos internacionais, olimpíadas e jogos pan-americanos tem sido de um alto nível técnico, ganhando medalhas e enorme respeito de nações historicamente de maior tradição. Hoje a vela já possui certa tradição e é o esporte que o Brasil mais tem medalhas olímpicas.

Atualmente o esporte é administrado em Pernambuco pela Federação Pernambucana de Vela - FPVela à qual é filiada os Clubes e velejadores estaduais.

O esporte a vela em Pernambuco teve seu primeiro Clube o Iate Clube de Recife, na época sediado no bairro da Torre, a 7 km do mar.

Foi em 1947, por razão dessa distância, que um grupo de 38 velejadores decidiram construir uma garagem para guardar seus barcos, próxima ao mar, no bairro do Cabanga, o que deu origem ao Cabanga Iate Clube, atualmente o maior clube náutico do estado.

Anos depois, em 1981, na Ilha de Itamaracá, um grupo de veranistas da ilha, também velejadores, fundaram o Iate Clube de Itamaracá, clube também associado à FPVela.